domingo, 11 de novembro de 2012

Metrô em New York

Eu estava muito preocupado em como andar de metro em NYC , sempre lia blogs de viagem , comprei um guia da Folha de São Paulo para tentar ir me acostumando , mas por mais que eu pesquisasse , mais confuso eu achava.
Chegando la , não tinha jeito né? , tinhamos que nos virar e andar de metrô , e posso dizer que é muito facil , não adianta ficar dando dicas aqui , pra olhar na estação , olhar na plataforma e etc, até porque são tantos números , cores e letras que fica mais confuso tentar explicar , mas na pratica é facil.
O que eu posso falar é  para você ter um mapa do metrô , que você pode pegar  nas estações ou pegar nos guias daqui , quando você quiser ir em algum lugar , olhe no mapa que linha você tem que pegar , que pare mais próximo de onde você quer ir , entre em uma estação e a única coisa que você tem que prestar atenção é se na plataforma que você esta o metro esta indo para Uptown (norte) ou Downtown (sul) , isso esta escrito na plataforma e no letreiro do metrô.
 Em algumas estações param 3,4,5 ou mais linhas diferentes , você olhando no mapa vai saber qual linha para mais perto de onde você quer descer , se não tiver uma estação com a linha que você precisa pegar por perto, você pode pegar outra linha, depois é só olhar no mapa uma estação onde você possa descer e pegar a linha que você precisa, muitas vezes você não vai precisar nem trocar de plataforma , na mesma plataforma você pega o trem que você precisa.
Para ir no sentido Leste - Oeste , é só olhar no letreiro do metrô  o ponto inicial e o final do trem que vem chegando , sempre vem escrito a estação inicial e a final , e assim você sabera se esta indo para o lugar certo, só como exemplo a linha 7 , que era a que mais pegavamos , pois haviam 2 estações proximas ao hotel , varias vezes preferimos pegar o metrô em vez  de esperar a van do hotel, vinha escrito Flushing Queens - Times Square , ou seja , a linha saiu de Queens e terminava em Times Square, na volta vinha escrito a mesma linha - linha 7 só que Times Square - Flushing Queens.
Uma dica boa também é para você comprar o cartão que você carrega com o valor que você quiser , e você ganha 10% de credito a mais, se carregar US$50,00 é creditado US$55,00 , e todas pessoas que estão com você podem usar o mesmo cartão , se você comprar um pré pago , tera que comprar um para cada membro de sua familia e sairá muito mais caro.
Cada vez que o metrô para e abre a porta, as pessoas que estão do lado de fora esperam as que vão desembarcar, e depois entram sem tumulto, mesmo que seja em horário de pico. A maioria das estações são subterrâneas, por isso prepare-se para descer e subir muitos lances de escada. Não espere que as estações sejam iguais as de São Paulo, pois muitas estão em reformas, por isso preste atenção nos anúncios colocados nas estações e verifique se determinada estação ou linha de metrô está inoperante ou com alguma restrição.
 
Eu sei que quem ler vai achar confuso, como eu tambem achei quando li em outros blogs , mas podem ir tranquilos que chegando la é facil.

New York

Já faz algum tempo que eu e o Adriano queriamos conhecer New York, mas sempre acontecia algum imprevisto e acabavamos não indo. Esse ano decidimos que iriamos,  na mesma época que comecei cotar as passagens saiu uma oferta no Groupon muito tentadora, e vocês sabem que nós adoramos comprar nesses clubes de compras... A oferta previa 4 noites de hospedagem no Z Hotel em Long Island City,  e as aéreas pela Copa Airlaines, através da agência Web Viajem. Confesso que ficamos bem apreensivos, porém decidimos comprar, tive um excelente atendimento na Web Viajem e logo após fecharmos e escolhermos as datas, os Vouchers já estavam no meu e-mail, mesmo faltando uns 5 meses para nossa viagem.
Já haviamos viajado pela Copa no ano passado quando fomos para a Disney, a Copa Airlaines tem um dos melhores custos beneficios, já que as passagens não são caras, mas os aviões são novos, com um bom espaço entre uma poltrona e outra, televisão individual com uma boa programação: filmes e séries atuais, além de ter um bom serviço de bordo e comissários muito gentis, todos os vôos da Copa, param no Panamá a duração média de vôo São Paulo/Panamá é de 6 horas, ficamos no Panamá mais 1 hora e depois seguimos para New York com mais 5 horas de vôo, desembarcando em NY levamos nada mais nada menos que umas 3 horas na Imigração, um serviço lento e horrível, já entramos nos E.U.A por Miami, Orlando e Texas, e nunca gastamos mais que 40 minutos na fila, em NY a fila era grande e desorganizada.
No pacote não havia transfer aeroporto/hotel, até foi oferecido o serviço, porém achamos muito caro, em torno de 100 dolares por pessoa então decidimos fazer tudo por conta, o Adriano havia pesquisado um serviço que chama Super Shuttle, porém ao chegarmos lá descobrimos que para utilizar esse serviço deveriamos ter agendado com atencedencia aqui pelo Brasil. Mas como os Yellows Taxis são muito comuns em NY, não tivemos problema, pegamos um taxi no aepeorto para o Hotel que deu em torno de 50 dolares para nós 3.
Apesar do Z Hotel não ficar em Manhattan, ele oferece condução gratuíta até a Avenue Lexington, a 2 quadras da 5ª Avenida e do Central Park, em frente a Bloomingdales. O Hotel é muito agradável , os quartos são pequenos, porém possuem uma cama grande e muito confortável, um sofá cama, TV de LCD 40 polegadas e uma vista maravilhosa.
No pacote estava incluso café da manhã básico, não incluindo os pratos quentes ( Salsicha, bacon e ovo mexido) porém havia: Bagel, Croissant, Pães de Forma, além de Muffins, uns 5 tipos de Pães Doces, Café e Suco (extremamente gelado) geléias, Cream Cheese e GrapeFrutt.
 
  Fachada do Hotel                                                                                     Vista do Quarto