segunda-feira, 12 de março de 2012

3° Dia - Genipabu , Barra do Rio e Graxumã

Após um delicioso café da manhã, atravessamos a Ponte Newton Navarro, conhecida também como Ponte Forte-Redinha, que é umas das obras mais grandiosas de Natal, todo Potiguar se orgulha dessa ponte,que liga a zona Sul a Zona Norte.
Chegue cedo em Genipabu ( em torno de 9:00, pois é quando saem os 1º Buggues) e poder aproveitar o resto do dia na Praia. Existem 2 tipos de passeio de Buggue, o completo, que dura em torno de 5 a 6 horas e passa por todas as praias do litoral Norte, e o que fizemos que dura em torno de 2 horas e passa nas Dunas de Genipabu, onde se encontram a Lagoa de Genipabu e os Dromedários.
DICA:  Não vale a pena fazer o passeio de Dromedário, é caro e a volta dada pelos animais é muito pequena. Para fotografar é muito lindo!

Em Genipau a estrutura é bem precaria, as barracas são bem simples, se você precisar de um banheiro vai ter problemas, ficamos na barraca "Mar e Sol" Azul e Amarela, é assim que você se localiza, cada barraca tem 2 cores.
Ficamos em Genipabu até por volta das 14:00 , quando a maré subiu bastante, voltamos para o carro e rumamos para Barra do Rio, o legal é que da para atravessar de "balsa":

Isso, mesmo, você "entra" com o carro nessas mini balsas e faz a travessia, é muito legal e diferente, é uma coisa que se estivéssemos com a excursão não teriamos vivido, paga-se R$12,00 por cada trecho, nós fizemos só a ida e voltamos pela BR depois.
Barra do Rio é muito legal, tem varias lagoas que se formam quando a maré enche e essas lagoas se encontram com o mar, tinha muita gente fazendo Kite Surf la.

Não sabiamos que dava para ir por dentro de Barra do Rio até Pitangi, Jacumã, então pegamos uma estrada de terra que saiu na BR 101, paramos em uma outra Praia chamada Graxumã, que é deserta e ao contrario da maioria das praias de Natal, tem ondas bem fortes.
DICA:  Ao retornar pela BR 101 para voltar para Natal, SIGA AS PLACAS PARA GENIPABU, E NÃO PARA NATAL, pois senão igual nós que seguimos as placas para Natal, demos uma volta imensa demorando cerca de 2 horas para conseguir chegar em Natal novamente. A sinalização para o litoral Norte ainda seguem os padrões de antes da inauguração da Ponte Newton Navarro, por isso é bem complicado.

4° Dia - Pipa e Praia do Amor
Fomos para a Praia da Pipa, e para não correr o risco de atolarmos de novo e para ser mais rápido, preferimos ir direto pela BR 101, chegamos a Pipa em torno de 1 hora depois.
DICA: Para pegar as piscinas naturais da Pipa chegue cedo, antes das 10:00 da manhã, a paisagem é sensacional, e as piscinas naturais são maravilhosas para as crianças.

A Estrutura na Pipa é muito boa, com ótimas barracas. Ficamos na Barraca do Gaúcho, onde comemos a melhor isca de peixe aperitivo, o Adriano não gosta de peixe, mas acabou pedindo por minha causa, comeu e adorou.
Outra Dica: Não deixe de tomar o Sorvete Caicó, custa R$ 1,50 (mas tem umas promoções também) e o sorvete é muito gostoso, você realmente sente o sabor escolhido, tomamos de Milho-Verde, Castanha de Cajú, Leite Condensado, Cajá, enfim tomamos quase todos, o carrinho da Kibon também passa, porem um sorvete de fruta custa R$ 8,00.

Como era 4º feira de Cinzas fomos avisados pelo atendente da barraca que as 14:00 eles fechariam, assim como todas as outras barracas e o comercio da cidade, pois na Pipa, se comemora o Carnaval na 4º feira de Cinzas, é Carnaval a moda antiga, vários blocos até de cidades vizinhas saem as ruas.

Aproveitamos isso e fomos para a Praia do Amor.

Chama-se Praia do Amor pois olhando do alto a Praia forma um coração. Para chegar até a Praia do Amor, descemos um paredão muito alto, através de escadas de pedras.
Esta é uma região que vale a pena passar de 2 a 3 dias, pois tem bastante coisa para fazer, muitas praias para visitar, como: Barra do Cunhaú, Sibaúma, Tibau do Sul, além de ser quase na divisa com a Paraíba que também possui praias muito bonitas. Vimos várias pousadas e hoteis que pareciam ser muito bons, na proxima vez iremos explorar mais essa região.